Notícia

CIDADE AMIGA DO IDOSO

Escuta de idosos, familiares e cuidadores, para estabelecer políticas voltadas à população idosa

Nesta terça-feira (05), os trabalhadores da Secretaria de Assistência Social, Cultura e Cidadania estiveram em reunião com idosos do município, para realizar ESCUTA JUNTO À POPULAÇÃO IDOSA, sobre as ações mais importantes a serem aplicadas durante a gestão. 

A pesquisa, que teve como objetivo a "PERCEPÇÃO DE MUNÍCIPES IDOSOS E GESTORES PARA UMA CIDADE MAIS AMIGÁVEL COM A POPULAÇÃO IDOSA", foi elaborada por pesquisadores da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) e realizada com cerca de 20 idosos e 5 cuidadores e familiares.

A pesquisa se dividiu em eixos de debate, sendo eles: 

Eixo 1. Espaços abertos e prédios moradia transporte.

Eixo 2. Participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego.

Eixo 3. Comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde.

Eixo 4. Ageismo

A escuta é parte primordial para concessão do selo "Cidade Amiga do Idoso", certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tornar-se um município acessível ao idoso é, inclusive, um compromisso estabelecido pelo Governo Municipal.

Além disso, outubro é o mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso e, portanto, há maior atenção às políticas voltadas aos munícipes com 60 anos ou mais, para que nosso município esteja adequado aos padrões de acessibilidade e conforto que os idosos marquesienses merecem e têm direito.

06 Outubro | 2021